20% OFF ON SELECTED ITEMS UNTIL 31 JANUARY 2021
Cart 0

O impacto das indústrias criativas e culturais na economia de um país.

Apoie Comércio Online Apoie Pequenos Negócios Buy Online COVID 19 criar design made in portugal portuguese design Quarantine Quarentena Small Business Support Small Businesses

O titulo deste artigo é o mesmo da dissertação que escrevi, há muitos anos, no último ano de faculdade. Em traços gerais, explica como é que as micro empresas (e independentes) são importantes na economia de um país. Mostra como é que a Holanda reabilitou bairros inteiros de armazéns deixados ao abandono com a queda da industria naval e Londres com a queda da industria maioritariamente têxtil.

Porque é que me fui lembrar da minha dissertação? Porque percebi a quantidade de pessoas que telefonei esta semana a propósito da quarentena que o COVID 19 nos pôs a fazer e o impacto que a pequena Tomaz está a ter na vida de outras pessoas e negócios.

Para além das “minhas” lojas, trabalho com as seguintes pessoas:
- Isabel, Olímpia e Joaquim na mão-de-obra.
- Conceição, Adolfo, Pedro e Isabel que fornecem quase toda a matéria-prima.

Todas estas pessoas que fazem parte da Tomaz, também interferem na vida de outras pessoas e também passaram a vender e produzir zero. E são estas pessoas, juntamente com todas as outras de pequenas marcas que têm um impacto importantíssimo na economia do nosso país. Temos benefícios zero, muitas vezes não somos levados a sério, e, salvo raríssima excepção, temos todos outros trabalhos paralelos que nos ajudam a pagar as contas.

O que é que eu gostaria de realçar com este texto? Que a mais pequena galeria de arte contemporânea, a marca de acessórios para a casa ou aquela que se especializou em recolher lixo da praia para fazer ténis (aka sapatilhas) fazem parte da economia do nosso país. E junto a estes pequenos projectos criativos e culturais, juntam-se sempre cafés, mercearias, lojas da especialidade e outros agentes económicos.

Apoiem negócios pequenos., comprem online.
Obrigada,
Eliana



Older Post Newer Post


  • hZfBlWdLveSY on

    FQSruqkAjeJnv


Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published

We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue we'll assume that you understand this. Learn more
Accept